Estudar nunca é demais!

Materiais para desenhar com perfeição

O título desse Post é bem interessante pois leva-nos a acreditar em uma mágica utópica de alguns materiais que iram fazer toda a arte do desenho por nós. Talvês você tenha atentado para o título e disse com seus botões: Agora eu vou desenhar de forma profissional.


Desculpe te-lo enganado, mas foi a maneira que encontrei de chamar sua atenção para um detalhe muito importante quando tratamos desse tema. Os melhor material para desenhar com perfeição chama-se persistência. Sem essa ferramenta de grande valor não conseguimos nada. Depois dessa ferramenta podemos pensar nos materiais básicos para que haja um rabisco qualquer. Os materiais mais populares para desenho são o lápis, o papel e a borracha. Ponto final. Lápis, muito papel e pouca borracha. Agora sim.

O lápis:
Podemos usar basicamente qualquer tipo, porém os melhores são os lápis da série B por serem bem macios proporcionando um acabamento muito bom. Você não precisa de todos da série. Para começar pode comprar um B, um 2B, um 4B e um 6B.



O papel:
Existem papeis de todo tipo e para vários estilos de desenho, porém, os melhores para o aprendizado são os famosos A4 de 75 gramas. estes são baratos e respondem bem ao toque dos materiais. Mais tarde você pode obter os modelos profissionais como o Debret A3 200g. Estes são os que eu uso e aconselho, não só para desenhos com lápis, mas para quase todo tipo de material como canetas, aquarelas e tintas diversas.

A borracha:
Temos o hábito de pensar que a borracha serve para apagar erros, mas na verdade essa não é a realidade quando tratamos de desenho. Evite apagar erros. Evite a borracha o máximo que puder. Mas não deixe de usa-la para retocar esboços e criar efeitos interessantes. E para isso use uma borracha bem macia.
Veja que para desenhar com perfeição não precisamos gastar fortunas em materiais. Precisamos sim, de muita força de vontade, lápis e muito papel.

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também