Estudar nunca é demais!

Tutorial básico Sculptris - parte 2

Dando continuidade ao tutorial do post passado vamos dar início a segunda parte do tutorial básico Sculptris. Desta vez vamos para a sessão de pinturas. No Sculptris, quando tudo parece estar pronto em termos de modelagem, é hora de trabalharmos a pintura da peça. Para que você não se perca enquanto está criando a sua peça, há um grande botão com a inscrição “Paint” no seu interior. Quando você desejar colorir a imagem, clique sobre ele.


Quando você clica sobre este botão, uma tela se abrirá no meio da 3d view. Esta tela pede que você confirme a sua intenção de ir para a sessão de pinturas do Sculptris.


Ao clicar em OK para confirmar, o objeto irá carregar para entrar na nova sessão.


Dependendo da quantidade de vértices, isso pode demorar um pouco. Quanto mais pesado , mais tempo para carregar. Aberta a sessão de pinturas, você perceberá um novo conjunto de ferramentas a sua esquerda. Veja abaixo.



Estas ferramentas são:
Paint Color(D) Paint Bump(B) Fill/Clear(Ctrl+F) Flatten Bump(F) Wireframe(W) Symmetry Import obj(Ctrl+Shift+E) Export obj(Ctrl+E) Opem(Ctrl+O) Save(Ctrl+Shift+S)

Logo abaixo você encontra as opções de máscaras. Essas opções são muito interessantes pois você pode mascarar determinadas áreas do trabalho.

Ao lado dessa caixa de ferramentas você vai encontrar várias opções para a sua pintura, tais como Tipo de Brush, Textura, Cor da pintura, Tamanho do pincel, Força do pincel, etc. Da mesma forma que na área de modelagem, você também poderá criar várias variações entre cores, pincéis e texturas para dar ao seu trabalho um aspecto mais convincente.


Apesar de parecer com massinha de modelar, o Sculptris não possui diferentes esferas com cores variadas para você adicionar formas. É preciso ter muito cuidado na hora de pintar a sua criação. Ao clicar na barra de espaço você poderá controlar estes parâmetros diretamente na 3d view. Veja abaixo.


Se você quiser, poderá salvar seu trabalho juntamente com a pintura para trabalhar em outro programa. Veja as opções. Para acionar estas opções clique em Show advanced tools.


Além disso você poderá salvar sua imagem diretamente do Sculptris. Clique em “Options” na parte superior do menu e, na janela que aparecer na sua tela, clique em “Save image”. Sua imagem será salva em um diretória a sua escolha.


Veja que existem uma infinidade de opções que podem ser exploradas. Não se deixe amedrontar e faça testes contantes para aprender.

No próximo artigo, vou disponibilizar várias testuras prontas para o sculptris. Aguarde e até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também