Estudar nunca é demais!

Como montar uma mesa de luz

A algum tempo atrás eu precisei montar uma mesa de luz improvisada para desenhos. Porém esse "IMPROVISADO" acabou se tornado definitivo pois a mesa, mesmo sem a régua para encaixe das folhas, serviu e ainda serve para os meus propósitos.

Quase todo o material eu já tinha em meu ateliê.
Primeiro eu fiz um desenho das peças de madeira que iriam compor a mesa. Ela teria 60cm por 50cm e um pouco inclinada para a frente.

  Terminada essa etapa eu resolvi criar um projeto mais elaborado no Blender 3d, para ver como a mesa ficaria depois de pronta.
Partindo desses projetos iniciais eu cortei e montei as folhas de compensado montando como acima. Um detalhe importante é o corte do local onde será colocado o vidro. Por dentro em volta desse local, eu coloquei umas ripinhas para o apoio do vidro. Outro ponto é que a mesa foi construída sem a parte de baixo, isso é, sem o fundo, para facilitar a colocação dos detalhes.

Ainda na parte interna foi colocado por traz do vidro, um pedaço de Nigth and Day (lona de toldo) branco para que o vidro ficasse opaco. Como eu mesmo disse, fiz com material que já tinha, mas você pode comprar um pedaço de papel vegetal que funciona do mesmo jeito. Outro ponto importante foi a colocação de pedaços de cartolina no interior da mesa. Sem a cartolina a iluminação ficou bem centralizada e com a cartolina a iluminação se espalhou pela mesa.

Coloquei o bocal, a lâmpada e a fiação sempre tomando muito cuidado com as ligações que na verdade são muito simples.Coloquei um interruptor ao lado para facilitar o acionamento da mesa. Para fazer isso basta pegar uma das pontas do bocal e passar pelo interruptor antes de ir para a tomada. Tome muito cuidado com as ligações.O fundo da mesa foi feito separado e forrado com cartolina. A mesa é encaixada por cima. Isso ajuda muito quando se quer trocar lâmpada ou fazer algum reparo.Depois foi só ligar para ver como ficou. Perfeito. Espero que tenha ajudado. Se gostou, faça um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também